5 passos para um ano novo com mais saúde
Feliz Ano Novo. Desejo a todos um novo ano com mais saúde (que é o que mais importa)!
Não me esqueci de si por isso escrevi este blog dos 5 passos para um ano novo com mais saúde em Português. Partilho consigo os meus 20 anos de experiência resumido neste pequeno texto.
1.Aprender como comer;
Já ouviu falar de jejum intermitente?
Aconselho a aprender mais sobre o conceito e de como aplicar. Em geral a ideia é comer refeições completas e deixar espaço adequado entre as refeições
2. Quando comer;
Ainda dentro do conceito do jejum intermitente, o conhecimento de que comer no fuso horário ideal é ainda mais importante do que a dieta em si.
É sabido que “não se deve comer tarde” mas não é conhecimento comum de que o ideal é comer antes do por do sol sempre que possível.
3. O que comer;
A dieta em si é um componente importante, já que nem todas as comidas tem o mesmo valor energético, mas ainda mais importante, as comidas tem um valor hormonal completamente diferente.
Ao invés de fazer dietas temporárias, passar fome, ou fazer “detoxes”, é importante no geral comer “comida de verdade”, comida tradicional, comida rica em nutrientes e evitar ao máximo as comidas dietéticas e processadas.
4. Gerir o sono;
Gerir o sono requer um curso em si. Para alguns, dormir é algo fácil e natural, mas para outros é um desafio muito grande. Por vezes isto deve-se à ansiedade, stress, deveres profissionais (como aqueles que trabalham por turnos) e ainda aqueles que acham que “não precisam de dormir”.
Dormir bem, dormir o suficiente, e dormir nas horas certas tem um efeito directo na nossa saúde em geral e metabólica. As pessoas que não dormem bem e nos horários adequados tem mais tendência para os diabetes, problemas cardiovasculares e obesidade.
5. Gerir melhor o stress;
O stress e o sono são parceiros. Aqueles que tem mais stress não dormem tão bem e aqueles que não dormem bem tem maior reações ao stress. Assim como com o sono, as pessoas que não lidam bem com o stress e não conhecem ferramentas para reduzir o stress tem mais ten para doenças como o cancro, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.
Comentarios